Insônia
- Neuro-Sono
- 7 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
A insônia é uma dificuldade em iniciar ou manter o sono, combinada com consequências adversas durante o dia, como fadiga, diminuição do desempenho físico e intelectual e alteração de humor. Cerca de 10% a 15% da população apresenta insônia crônica.
O paciente com insônia apresenta modificações do funcionamento cerebral, sendo que durante a noite a frequência da atividade elétrica do cérebro é mais rápida, e, durante o dia, aparecem ondas mais lentas. A insônia psicofisiológica é a principal causa de insônia, presente em quase todos os pacientes, mesmo que em menor grau. No quadro típico de insônia, o paciente deita-se e não consegue dormir, ou acorda durante a noite e não consegue voltar a dormir. Fica pensando sem parar, faz esforço para dormir, fica preocupado com o seu desempenho no dia seguinte, e muitas vezes apresenta vivências emocionais de desespero e raiva.
O diagnóstico da insônia é clínico e o tratamento pode ser medicamentoso e / ou através da Terapia Cognitivo Comportal para a insônia.
Comments